Surgiu uma oportunidade de viajar? É claro que ele vai junto!
Por transporte rodoviário é possível, mas é necessário ver as regras e se preparar para a jornada ser tranquila e segura.
Avise a empresa de ônibus, com a maior antecedência possível, sobre o embarque do seu cachorro para que você tome conhecimento de todas as medidas necessárias, já que as regras podem variar de empresa para empresa.
Para o transporte de animais, como cachorros e gatos, em viagens interestaduais, são obrigatórios: Atestado Sanitário para Trânsito de Cães e Gatos, fornecido por veterinário credenciado ao Conselho Regional de Medicina Veterinária da região de origem, tendo que ter sido emitido, no máximo, 10 dias antes da viagem; carteira de vacinação atualizada do animal, com destaque para a imunização antirrábica. Se a viagem de ônibus for internacional, é exigido o Certificado Zoosanitário Internacional (CZI), que precisa estar em conformidade com as exigências sanitárias do país de destino.
Deverá viajar dentro de recipiente apropriado (gaiola ou caixa) para o transporte. O recipiente deve evitar vazamentos de resíduos e deve ser, preferencialmente, higienizado nas paradas do ônibus. Consulte a empresa de ônibus para saber sobre o tamanho adequado da caixa. São aceitos dentro dos ônibus somente os bichos de pequeno porte. Geralmente as empresas exigem que o animal seja transportado na poltrona ao lado do seu proprietário, sendo necessário pagar pelo assento ocupado pelo animal. O animal não deve afetar o conforto e a segurança dos demais passageiros durante a viagem. Cheque qual é o tamanho máximo aceito para o transporte de animais. Há empresas que exigem a sedação do animal. Converse com o seu veterinário sobre essa possibilidade e consulte empresa sobre essa necessidade.
Para viajar com outras espécies de animais (que não sejam cães e gatos), o interessado deverá providenciar a Guia de Trânsito de Animal junto ao Ministério da Agricultura. Animais silvestres precisam apresentar autorização do IBAMA.