Origem: Diz-se que a raça tenha sido introduzida no século V a.C., na Grã-Bretanha, por tribos celtas, viajando pela Europa. As primeiras indicações remontam ao século X, quando se tornou o principal rival do lobo. Usado para ajudar os pastores a levarem as ovelhas a se reunirem e também para assistir os animais de avicultores. O nome veio em 1915 – uma referência à sua área de origem, entre as fronteiras escocesa e inglesa.
Comportamento: Trabalhador, leal, vital e muito inteligente. Capacidade de aprendizagem muito alta e é muito submisso ao seu proprietário, mas reservado com estranhos. Não é cão de guarda ou defesa de propriedades.
Convive bem com seres humanos e com outros animais domésticos. Extremamente fiel e considerado o mais inteligente. Conta com instintos de caça bastante aguçados e presentes, e costuma ser o líder quando convive com outros cães.
Cheio de energia, precisa viver em espaços em que possa correr e praticar algum tipo de atividade física – já que, sem isso, tanto a sua saúde como o seu humor podem sofrer consequências indesejadas.
Aspecto: Proporcional e harmonioso. Corpo longo, atlético, membros fortes e musculosos. Cabeça grande e orelhas médias e eretas. Cauda moderadamente longa, de inserção baixa, espiral para cima na direção da ponta. Pelagem de comprimento médio, nas cores preto, branco e preto ou branco e castanho.
Cuidados específicos: Necessária uma hora de exercícios com a participação e atenção de seu dono. Se não, pode se aborrecer e começar a mastigar, até furar objetos ao seu alcance. Filhotes são muito ativos, precisando de atenção e paciência.
#doglife #cachorro #dog #cachorros #cachorroétudodebom #cachorroetudodebom #instadog #pet #amocachorro #dogs #doglovers #cachorrofeliz #dogsofinstagram #cachorrosfofos #cachorrosdoinstagram #cachorrolindo #cachorrofofo #cachorrotudodebom #pets #doglover #instapet #cachorroévida