Diabetes Mellitus é uma doença endócrina comum em humanos, também frequente em gatos e cachorros, ocorrendo quando há deficiência absoluta ou relativa de insulina – hormônio que regula o metabolismo da glicose, principal fonte de energia do organismo.
Os animais podem nascer com esta disfunção e o acompanhamento veterinário deve ser constante, associando uma alimentação adequada e os medicamentos necessários. Alguns fatores de predisposição podem ser controlados, como a prevenção do sobrepeso e obesidade.
Nos cães, o mais comum é Tipo 1, em que o animal apresenta redução ou ausência da produção de insulina e, assim, necessita de aplicação exógena de insulina. Os sintomas mais característicos são: sede excessiva, aumento do volume de urina e incontinência urinária, perda de peso apesar do aumento de apetite, perda de visão, cansaço e fraqueza.
A incidência ocorre em cachorros com idades de 4 a 14 anos, e pico entre 7 e 10 anos, sendo fêmeas mais acometidas que machos. As raças mais propensas são Poodle, Schnauzer, Beagle, Spitz, Lhasa Apso, Labrador, Golden Retriever, Pastor Alemão, Cocker Spaniel, Rottweiler, Pastor de Shetland, Daschund, Yorkshire.
Em gatos, a maioria desenvolve o Tipo 2, semelhante ao de humanos, com baixa produção de insulina. Os principais fatores são a obesidade e idade avançada. Entre os sintomas mais característicos está a necessidade de beber mais água e urinar mais, e fome constante sem ganho de peso, além de ficar mais quieto que o normal. A incidência em felinos é comum em animais com mais de 10 anos e pode atingir mais machos que fêmeas.
Dicas de controle do diabetes:
Cães: Escolha da ração correta auxilia na manutenção da glicemia, controle da ingestão diária evitando a obesidade e a resistência à ação da insulina. Alimentação adequada permite maior estabilidade e, pode até excluir medicação.
Gatos: Corrigir hábitos alimentares para combater e prevenir a obesidade, horários corretos e quantidade calórica em cada refeição. A dieta apropriada auxilia para diminuir a hiperglicemia após a alimentação.
#doglife #cachorro #dog #cachorros #cachorroétudodebom #cachorroetudodebom #instadog #pet #amocachorro #dogs #doglovers #cachorrofeliz #dogsofinstagram #cachorrosfofos #cachorrosdoinstagram