Observe sempre seu animal e verifique se não há nenhuma alteração. Não ignore nenhum sinal, mesmo que seu cão aparente boa saúde. Fique sempre atento e não releve qualquer distúrbio, mesmo que mínimo. Em qualquer alteração, visite o veterinário para diagnóstico e eventual tratamento.
Os coxins, almofadinhas da pata do cachorro, precisam de cuidados específicos. É uma área que está sempre em contato com o chão, podendo ressecar facilmente e mesmo queimar em dias mais quentes. Além disso, um cachorro muito ansioso e estressado pode se lamber excessivamente e provocar feridas.
Deve-se sempre limpar as patas depois do passeio, observando se há machucados ou corpos estranhos nas almofadas ou entre os “dedos”. As unhas também exigem cuidados: verificar se o tamanho não atrapalha o animal ao andar e se não há inflamações ou sangramentos.
Cachorros não costumam selecionar o que podem ou não comer. O hábito de roer e destruir objetos e móveis pode machucar sua boca.
Veja se não há feridas, tanto na parte externa quanto interna ou resíduos entre os dentes, que podem machucar as gengivas. Observe se a língua e as gengivas têm uma coloração bem rosada. Se perceber as mucosas esbranquiçadas, pode ser sinal de doença, como a doença do carrapato e ser necessário tratamento, que somente o veterinário pode indicar.
A boca é uma região de acúmulo de muitas bactérias, que podem trazer muitas infecções sérias. Na escovação dos dentes, observe os dentes e as gengivas, verificando se não há sangramentos, dentes quebrados ou tártaro, que pode levar à perda de dentes e dificultar a alimentação.
#doglife #cachorro #dog #cachorros #cachorroétudodebom #cachorroetudodebom #instadog #pet #amocachorro #dogs #doglovers #cachorrofeliz #dogsofinstagram #cachorrosfofos #cachorrosdoinstagram