Estamos novamente numa fase mais restritiva e a convivência com nosso animal de estimação ajuda – e muito – a combater o estresse psicológico causado pelo isolamento social
Mais que bons companheiros, os animais de estimação compartilham com os humanos o privilégio de co-existir. Tendo a inocência como principal atributo, eles têm o dom de tornar nossos dias mais suaves. Nesses tempos de pandemia, eles se tornaram grandes aliados no combate ao estresse, ansiedade e depressão.
Segundo especialistas, o sentimento legítimo pelos pets, não substitui as relações humanas, mas, sem dúvida, ajuda a combater a sensação de angústia e solidão.
Pesquisas realizadas em todo o mundo, apontam que a convivência entre humanos e animais traz vários benefícios à saúde física e mental. Na infância, ajuda a despertar a consciência para valores como respeito, cuidado e responsabilidade. No outro extremo, tornam-se grandes companheiros para aqueles que já chegaram à terceira idade. Em muitos casos, a Terapia Assistida por Animais (TAA) promove o desenvolvimento físico, psíquico cognitivo e social de pacientes de todas as idades.
Um estudo britânico avaliou 5 mil voluntários e constatou que pessoas que dividiram sua casa com um animal mostraram melhor saúde mental e menores índices de solidão. A força do vínculo humano/animal foi estreitado, permitindo sentimentos que poderiam ser perdidos: amor, carinho, paciência, manter uma rotina e não sentir solidão.
Animais contribuem para um bem maior, mas é importante que se valorize as necessidades dos animais também. Dar-lhes atenção, brincadeiras, passeios, carinho e cuidados necessários são como podemos agradecer por todo bem que nos fazem.
#doglife #cachorro #dog #cachorros #cachorroétudodebom #cachorroetudodebom #instadog #pet #amocachorro #dogs #doglovers #cachorrofeliz #dogsofinstagram #cachorrosfofos #cachorrosdoinstagram