Quem tem um gato sabe que ele costuma afofar em algumas circunstâncias específicas. Os movimentos lembram uma massagem. Antes de deitar, quando está no colo do tutor ou quando encontra uma coberta fofinha e macia.
O afofar, movimento também conhecido como “amassar pãozinho”, é o mesmo que fazia quando filhote e ainda mamava na mãe, estimulando a produção de leite. A repetição do movimento é o retorno à sensação de conforto que tinha naquele momento. Ao repetir no tutor, é um indicativo de tranquilidade e confiança.
O afofar também acontece, em outra situação: ativar as glândulas que soltam odores e, assim, marcar território, podendo ser comparado com o cachorro que urina fora do local, demarcando território. A castração, que inibe essa ação no cachorro, não ocorre com o gato.
Deve-se lembrar também, que enquanto selvagem, o gato costumava dormir em pilha de folhas. Assim, afofar o local para dormir é instintivo para tornar o local mais aconchegante para garantir dormir com qualidade.
Para que este gesto de carinho e confiança não machuque o tutor, o ideal é manter as unhas sempre aparadas. O arranhador é um acessório indispensável para uma casa com gato. Devemos propiciar locais gostosos para dormir, um colinho para aquele que devota tanto amor por nós.
#instagato #gato #gatos #cat #cats #catsofinstagram #gatosdeinstagram #instacat #catlover #pet #gators #pets #gatosdoinstagram #amogatos #blackcat #catlovers #gatosinstagram #felinos #felino #instacats #lovecats