Os olhos dos gatos não são como os nossos. Suas pupilas são diferentes e o tamanho, comparado à cabeça do animal, as fazem enormes, como costuma ser em animais de hábitos noturnos. Além do uso dos bigodes para orientá-los, é sua visão diferente que os torna animais tão perspicazes.
As pupilas dos gatos são elípticas e verticais. Têm a capacidade de se abrir mais que as nossas, permitindo maior passagem da luz, fazendo com que sua visão noturna seja bem mais eficaz que a nossa. Os olhos dos gatos têm uma estrutura reflexiva que é responsável pelo reflexo da luz, motivo pelo qual os olhos dos felinos brilham tanto no escuro.
Os gatos não enxergam tão bem as cores, por possuírem mais bastonetes do que cones, ao contrário de humanos. Os bastonetes detectam a luz e tons de cinza, e são responsáveis pela visão periférica e noturna. Felinos não enxergam no escuro absoluto, mas em ambientes com pouquíssima luz conseguem enxergar cerca de 6 a 8 vezes melhor que nós. Eles são capazes de maximizar a luz do ambiente, mesmo que pouca. Os cones, responsáveis pela percepção de cor e luz diurna, fazem com que reajam às cores violeta, azul, verde e amarelo, não conseguindo um espectro muito rico de tons. Como resultado, a visão deles é embaçada e não veem os detalhes dos objetos. Apesar de não terem uma visão capaz de distinguir muitas cores, são capazes de detectar qualquer movimento. Isto também é reflexo do campo de visão periférica de 200°, conseguindo enxergarem muito mais sem moverem a cabeça, permitindo uma visão panorâmica mais ampla. Seu campo de visão é ótimo entre 3 e 6 metros, mas além dessa distância apresentam miopia, e antes, hipermetropia. Durante um dia claro, enxergam de forma embaçada, pois as pupilas se contraem, fenômeno contrário à escuridão.
#instagato #gato #gatos #cat #cats #catsofinstagram #gatosdeinstagram #instacat #catlover #pet #gators #pets #gatosdoinstagram #amogatos #blackcat #catlovers #gatosinstagram #felinos #felino #instacats #lovecats