A acantose nigricante é uma doença dermatológica, que tem como característica principal o aumento da melatonina (escurecimento da pele) e ocorre em cães, especialmente na raça Dachshund, atualmente mais conhecida como Tekel e ela pode ser primária ou secundária.
A forma primária
Está relacionada à questão congênita (nascença).
A forma secundária
Está associada a outras doenças, especialmente doenças endócrinas e alérgicas.
A obesidade agrava o problema
Há agravação dos casos nos animais obesos, tanto que na espécie humana (há também a forma humana da doença), o emagrecimento favorece a melhora do quadro.
A acantose tem como principais sintomas:
Hiperpigmentação (escurecimento), liqueinificação (umidade), seborréia (caspa) e alopecia axilar (queda de pelo na axila), podendo se estender para membros torácicos e regiões ventral do pescoço, perineal, peri-ocular e de pavilhão auricular.
Quanto á localização das lesões
As lesões ocorrem na parte traseira, mas pode aparecer também na região do pescoço e na barriga do cão, além de afetar axilas, virilhas e pescoço.
Como tratar a Acantose Nigricante?
Não há tratamento específico para a acantose. O controle do sobrepeso do animal pode favorecer o tratamento, no entanto, é muito comum as infecções oportunistas que se beneficiam da quebra da barreira de proteção da pele e se instalam. Desta forma, utilização dos produtos da PROPOVETS, à base de Própolis Verde atuam no controle da coceira, queda de pelo e no controle bacteriano e fúngico da mesma.
Dr. Marcos Fernandes
CRMV-SP 7287
A linha de produtos PROPOVETS® esta disponível em nossa
Loja Virtual aberta 24 horas por dia: https://propovets.com.br/loja
Caso prefira comprar por telefone ou whatsapp
Televendas (11) 3895-9996 – WhatsApp (11) 97422-9072
Atendimento de Segunda a Sexta das 09:00 às 17:00.