Tutores de animais de estimação procuram cada vez mais terapias menos agressivas para tratarem dos seus pets. Essas terapias, chamadas de complementares, costumam ser usadas para cuidar de problemas como estresse, hiperatividade, ansiedade, depressão, dores musculares e articulares, dentre outros.
Vamos conhecer a Acupuntura:
O tratamento por Acupuntura vem sendo utilizado em seres humanos há pelo menos cinco mil anos com sucesso, sendo um dos principais métodos terapêuticos na busca por um equilíbrio maior do corpo.
A acupuntura veterinária, então, segue a mesma linha de objetivos traçados pela acupuntura em humanos, resgatando o máximo de qualidade de vida para os pets.
A acupuntura veterinária visa à restauração e manutenção da saúde através do equilíbrio da energia vital. O método consiste no estimulo de determinados pontos do corpo dos animais através da inserção de agulhas, massagens, técnicas de manipulação, eletroestimulação, aplicação de calor, ultrassom, injeção de substancias e uso de raio laser.
Através de um diagnóstico correto, ela poderá equilibrar os meridianos afetados, influindo em órgãos internos, tecidos moles, emocional e outros. A liberação de endorfina e cortisol causada pela acupuntura causará relaxamento muscular, melhorando o funcionamento muscular e orgânico como um todo.