A adoção é um dos meios mais éticos para se ter um animal de estimação. Milhares de animais são abandonados todos os anos e todos merecem ter uma família definitiva.
Cada espécie tem necessidades específicas. Por isso, o primeiro passo, antes de acolher um animal, é avaliar a situação, o ambiente em que ele vai viver a atenção e cuidados que ele vai necessitar. A adoção é fundamental para lutar contra o abandono.
Antes de tudo, pense que uma adoção é definitiva, A convivência será por toda a vida dele, aconteça o que acontecer. Antes de assinar os papéis de adoção, pense a médio e longo prazo e busque um animal que seja adequado a você.
Todo animal gosta de companhia e, ao pensar em adoção pense em seu horário de trabalho e o tempo que fica fora de casa para então escolher qual animal adotar. Há animais que podem ficar sozinhos em casa por muito tempo e outros que precisam de mais atenção. Antes de adotar, pense nisso e também nos fins de semana e férias.
Um dos requisitos imprescindíveis é ter capacidade econômica para manter e prestar atendimento adequado quando surgirem urgências médicas.
O tamanho de sua casa é outro dos requisitos a ser levado em conta. Casa pequena não é impedimento para adotar um animal, mas deve-se adequar o espaço à cada espécie.
Se após analisar os prós e contras e ainda desejar conviver com um animal, vá a um dos vários centros de adoção e se apaixone por um. Será o amor mais leal e agradecido que terá em toda sua vida.