Animais Idosos cuidados no inverno

Animais Idosos: cuidados no inverno

O inverno está chegando e os animais idosos são os que mais sofrem: pela idade, a musculatura diminui e as camadas de gordura são eliminadas pelo organismo, de modo que o animal fica mais suscetível ao frio.

Embora varie de espécie animal e raça, é importante a atenção quando o animal completa 07 anos de idade, pois começa a desenvolver doenças hormonais e articulares. O organismo idoso possui mais chances de desenvolver e agravar doenças.

É importante levá-lo periodicamente ao veterinário para encontrar princípios de doenças e atuar precocemente no tratamento.

O inverno traz muitas doenças típicas, como problemas respiratórios e relacionados e, também, potencializa outros problemas de saúde, como a obesidade. As principais doenças do frio são: traqueobronquite canina, rinotraqueite felina, osteoartrose e problemas articulares. Essas doenças podem afetar os animais idosos com maior gravidade, devido ao enfraquecimento natural do sistema imunológico e das defesas do organismo.

É aconselhável realizar atividades físicas moderadas diariamente, respeitando os limites do animal, evitar subidas e terrenos acidentados, bem como quedas ou pulos muito altos e o uso de força desnecessária. Atenção ao piso onde o animal circula: importante ter atrito ao se locomover. A instabilidade de pisos lisos e escorregadios é perigosa para as articulações.

Recomenda-se manter o ambiente fechado e arejado, em temperatura amena, vestir o animal com roupas quentes de lã, cobertores e mantas em sua cama/casa, alimentação adequada e pote de água sempre cheio e fortalecimento do organismo, com uso de suplemento nutricional.

O inverno traz doenças típicas pela temperatura e umidade do ar. Cabe ao tutor entender as doenças e manter os cuidados necessários, para garantir a saúde do pet.