Quando decidimos ter um animal de estimação, precisamos estar cientes dos cuidados rotineiros que ele demanda.
Além das consultas periódicas ao veterinário, para acompanhamento geral e vacinação, devemos dar atenção especial à sua higiene bucal.
Os primeiros dentes de leite despontam por volta de duas ou três semanas, a partir de seu nascimento. Até a oitava semana, ele terá um total de 28 dentes Entre o quarto e sétimo mês de vida, o filhote perderá os pequenos dentes temporários e começarão a nascer os novos, até completar 42 dentes.
Os cães apresentam forte tendência ao desenvolvimento do tártaro e da placa bacteriana que endurece na superfície dos dentes, causa mau hálito, doenças periodontais e dificuldade na mastigação.
O tártaro também pode encobrir parte da gengiva, favorecendo a exposição da raiz. Isto pode levar a problemas sér vios, tais como gengivite e cáries, sendo um fator importante para a perda precoce de dentes permanentes. Mais de 80% dos cachorros apresentam problemas bucais.
A gengivite pode ser grave se as bactérias da boca entrarem na corrente sanguíneo através de feridas na boca do seu cão, resultando em complicações em órgãos vitais como coração, fígado e rins.
Portanto, escovar os dentes do seu cachorro é uma prática muito importante para manutenção da saúde dele como um todo!