Cuidando das unhas do seu pet

Cuidando das Unhas do seu Pet

Unhas grandes são inconvenientes: arranham pessoas e superfícies da casa, enroscam em tapetes e sofás, machucando a pata ou arrancando a unha, o que atrapalha o equilíbrio do animal. Para andar, eles necessitam encostar as “almofadinhas” das patas no chão, e unhas grandes atrapalham o movimento. No caso de cachorros, há uma particularidade: o crescimento da unha do quinto dedo, localizado mais acima da pata. A unha cresce em formato de curva e pode penetrar na pele ou até na musculatura, machucando a cada pisada.

Acostumá-los desde filhotes facilita a diminuição do nervosismo na hora. Comece, desde pequenos, a mexer com as patas, acariciando e tocando nas unhas. Porém, a principal medida para tornar tudo mais fácil é aprender exatamente onde e como a unha deve ser cortada, entendendo a anatomia da região. Isso garantirá que o animal não fique traumatizado por sentir dor, o que pode fazer com que associe o corte das unhas a algo negativo.

O instrumento utilizado para realizar o procedimento é muito importante e são encontrados em pet shops. Há diferentes tipos de cortadores, geralmente em formato de alicate ou guilhotina, e é preciso encontrar o que seja mais adaptado ao porte do animal.

Contenha o animal no colo, envolto em uma toalha, para que não se movimente e acabe se machucando. Corte as unhas em intervalos curtos de tempo, para evitar crescerem muito. Coloque o cortador num ângulo de 45º, mais na extremidade da unha, respeitando a área interna à camada de queratina conhecida como “sabugo”, repleta de terminações nervosas e vasos sanguíneos. Redobre a atenção se a unha for escura. Em unhas claras visualiza-se vasos sanguíneos (área mais rosada). Se tiver medo de ferir, corte somente a pontinha da unha e finalize o corte com uma lixa específica, para dar melhor acabamento. Após o corte, brinque bastante com ele e faça carinho para deixá-lo contente, associando o momento a algo positivo. Se você não estiver seguro para aparar as unhas de seu animal, peça ajuda ao médico veterinário que lhe dirá a melhor forma de proceder.

#doglife #cachorro #dog #cachorros #cachorroétudodebom #cachorroetudodebom #instadog #pet #amocachorro #dogs #doglovers #cachorrofeliz #dogsofinstagram #cachorrosfofos #cachorrosdoinstagram #cachorrolindo #cachorrofofo #cachorrotudodebom #pets #doglover #instapet #cachorroévida

WhatsApp chat