Origem: Raça antiga originada no Oriente Médio e Norte da África, tendo sido trazida para o Ocidente por fenícios, celtas ou croatas. Puro produto britânico, selecionada sob Henrique VIII para caça à lebre. É o mais rápido de todos os Lebréus, sendo usado nas corridas de cães.
Temperamento: Inteligente, gentil e afetuoso, temperamento equilibrado. Reservado e sensível, muito apegado ao tutor, dócil com crianças e calmo em casa. Adestramento com autoridade e doçura. Instinto nato para perseguir presas, devendo viver em locais com muros altos, pois transpõe obstáculos facilmente. Independente, precisa de líder confiante e persistente. Ele atende melhor com paciência, elogios, carinhos e recompensas de petiscos em vez de punição..
Cuidados: Caminhada diária em coleira. Pode sofrer com excesso de peso, precisando de controle alimentar e exercícios. Socialização desde pequeno para não ficar tímido ou medroso. O pelo curto é simples de manter: escovação semanal com luva de borracha ou escova para remover pelos mortos e distribuir a oleosidade da pele que mantêm o revestimento brilhante e diminuir a queda de pelo. Banho, conforme necessário. Os dentes precisam de escovação frequente para hálito agradável e sem acúmulo de tártaro. Aparar as unhas uma ou duas vezes por mês. Manter os ouvidos limpos e livres de detritos, somente ao redor do ouvido externo, usando uma bola de algodão umedecido com produto suave de pH equilibrado, evitando infecções. Num inverno muito rigoroso, precisará de casaco.