Tutores de animais de estimação procuram cada vez mais terapias menos agressivas para tratarem dos seus pets. Essas terapias, chamadas de complementares, costumam ser usadas para cuidar de problemas como estresse, hiperatividade, ansiedade, depressão, dores musculares e articulares, dentre outros.
Vamos conhecer a Homeopatia:
É um método de tratamento criado pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em 1796, que se fundamenta na Lei dos Semelhantes, citada pelo Pai da Medicina Hipócrates no ano 450 a.C. Segundo esta lei, os semelhantes se curam pelos semelhantes, isto é, para tratar um indivíduo que está doente é necessário aplicar um medicamento que apresente (quando experimentado no homem sadio) os mesmos sintomas que o doente apresenta.
Os medicamentos prescritos pela homeopatia são específicos para cada paciente, dependendo exclusivamente das necessidades do animal, de caso a caso. A homeopatia para animais trata qualquer doença não cirúrgica e ainda com a vantagem da inexistência de efeitos colaterais.
Vale lembrar que só é considerado medicamento homeopático a substância diluída e dinamizada vinda dos reinos animal, vegetal ou mineral, diferente da fitoterapia, cujo medicamento é feito à base de plantas.