O Labrador, ou Labrador Retriever, é uma raça originária do Canada, na província de Labrador – mais especificamente, na ilha de Newfoundland. Eles, por sua vez, foram criados a partir de outra raça, chamada St. John’s water dog, ou cão Terra-Nova, em português. Pouco se sabe sobre essa raça, mas acredita-se que ela foi fruto do cruzamento dos cães trabalhadores ingleses, irlandeses e portugueses levados por imigrantes no século XIX.
O Nome Retriever (buscador) caracteriza as raças utilizadas para buscar os animais caçados após o abate, principalmente as aves. Como muitas vezes elas eram realizadas em rios ou em lugares próximos a corpos d’água, foi necessário desenvolver um tipo de cão que gostasse de trabalhar nesse ambiente. Esse é um dos principais motivos dos labradores amarem água.
O estabelecimento e reconhecimento dos labradores, no entanto, ocorreu na Inglaterra a partir dos anos 1880. O duke de Buccleugh havia importado progenitores da raça para utilizá-los em suas caçadas. Os cachorros por ele criados em colaboração com outros membros da nobreza inglesa são considerados os ancestrais da raça, que foi reconhecida em 1903.
O temperamento dos labradores é considerado como dócil, amável e energético, possuindo grande vontade de agradar seus tutores. Seu olfato aguçado os torna uma das raças escolhidas para trabalhar com cães farejadores e de busca e resgate. São ótimos animais de família e se dão muito bem com crianças. Pelo seu temperamento calmo quando treinado ele é constantemente utilizado como cães guia e de terapia. Cerca de 60 a 70% de todos os cães guia no Canadá são labradores.
Sua média de idade é de 12 anos e 3 meses, com alguns labradores vivendo até os 19 anos. Ela é considerada uma raça relativamente saudável, seus maiores problemas de saúde são obesidade e doenças hereditárias.