Tutores de animais de estimação procuram cada vez mais terapias menos agressivas para tratarem dos seus pets. Essas terapias, chamadas de complementares, costumam ser usadas para cuidar de problemas como estresse, hiperatividade, ansiedade, depressão, dores musculares e articulares, dentre outros.
Vamos conhecer a Massoterapia:
A massagem é uma das mais antigas formas de terapia manual conhecidas pela humanidade. Com o passar dos anos, diferentes abordagens foram surgindo ao redor do mundo e, pouco a pouco, os povos foram se dando conta dos benefícios que a massagem traz aos humanos e também aos animais.
A massagem em animais surgiu nos Estados Unidos na década de 1950, quando Jack Meagher, o precursor da técnica, deu início a um trabalho revolucionário de massoterapia com cavalos de corrida.
Após o reconhecimento dos bons resultados obtidos com os equinos, a próxima a ganhar popularidade foi a massoterapia em cães, graças aos diversos benefícios que proporciona à saúde desses animais.
As técnicas da massoterapia ajudam a melhorar a função muscular e articular, a reabilitar a musculatura lesionada, e a reduzir as dores musculares crônicas ou agudas, bem como tensões e espasmos, normalmente causados por uma doença primária. A aplicação dessas técnicas proporciona ao cão uma melhoria da capacidade de locomoção, redução do estresse, e restauração do equilíbrio físico e emocional.