Mesmo estando muito quente, passear com o cão é importante. Procure áreas com árvores ou local com sombra. Se levá-lo à praia, não esqueça o guarda-sol ou o chapéu-de-sol próprio. Sapatos para evitar queimaduras nas almofadas é um cuidado a mais.
Água é fundamental. Ao sair, leve uma garrafa e um recipiente para beber. Cheque se a água não está muito quente quando a oferecer. Ou leve um spray para borrifar na boca do cão de vez em quando para refrescá-lo.
Em casa mantenha o bebedouro sempre cheio e troque o líquido regularmente, para que sempre esteja fresco. Um indício de desidratação é se ele passar muito tempo com a língua para fora, como se estivesse cansado.
A desidratação é comum no calor. Opte por alimentos mais úmidos, principalmente se ele beber pouca água. Escolha comidas de qualidade e sabor, para ele apreciar a refeição e hidratar-se simultaneamente. Mude o horário das refeições. Habitue-o a comer ao final do dia, com a temperatura mais baixa, facilitando e melhorando o delicado processo digestivo.
Cachorros acima do peso e obesos sofrem mais que o normal no verão. Melhor prevenir e mantê-lo no peso ideal, com alimentação correta e exercícios físicos regulares.
Cães de longa pelagem ou na cor escura sofrem mais no calor. E uma solução possível é tosar para manter o pelo bem curtinho.
Focinheira de nylon – ou qualquer outra que feche a mandíbula – não permite o cão arfar, o que impede a termo regulação do seu corpo. Se o animal precisa usá-la para sair, use um tipo aberto na boca. Jamais deixe o animal fechado num carro.
Havendo qualquer complicação decorrente do calor, não deixe de leva-lo ao veterinário para que ele seja tratado corretamente e você instruído nos cuidados necessários.
#doglife #cachorro #dog #cachorros #cachorroétudodebom #cachorroetudodebom #instadog #pet #amocachorro #dogs #doglovers #cachorrofeliz #dogsofinstagram #cachorrosfofos #cachorrosdoinstagram