A evolução de técnicas de adestramento tem permitido que os sentidos aguçados e a lealdade dos cães auxiliem na qualidade da vida humana.
O cão-guia é um animal de assistência e apoio vital, auxiliando pessoas que precisam de ajuda para se integrarem à sociedade. Facilita algumas atividades cotidianas e melhora a qualidade de vida, desempenhando uma função particular e sentimental para deficientes visuais.
A ideia surgiu para auxiliar os veteranos da Primeira Guerra Mundial que perderam total ou parcialmente a visão durante o combate.
Nessa época, eram utilizados os Pastores Alemães, devido a sua grande inteligência e resistência física. Atualmente, o cão preferido para a função é o Labrador Retriever, tão inteligente e capaz quanto o Pastor Alemão, mas mais sereno e terno de temperamento. Além disso, o porte e aparência são menos intimidantes. Suas características físicas e de comportamento o enquadram perfeitamente como cão-guia: tem cerca de 55 cm de altura, vivacidade mental e curiosidade, resistência física e muita socialização.
No Brasil, a Escola Helen Keller é uma das instituições que forma cães para serem guias de pessoas com deficiência visual.
Lá eles aprendem a caminhar com coleira, a sentar e a buscar diferentes elementos mediante certos comandos.
Utiliza-se um arnês de couro com uma alça de metal que é o meio de comunicação entre o cão e o dono, com ele o cachorro aprende a parar nas esquinas das escadas ou encostas íngremes, a virar para a direita e esquerda e até a desobedecer de forma inteligente, para evitar acidentes e confusões para o cego. O cão também aprende a desviar de objetos pendurados, a observar o trânsito antes de descer da calçada, a atravessar e medir a distância dos obstáculos, subir a calçada e continuar o caminho. Por último, aprende a subir em transportes públicos, buscar o lugar mais indicado para seu dono e permanecer quieto.
#doglife #cachorro #dog #cachorros #cachorroétudodebom #cachorroetudodebom #instadog #pet #amocachorro #dogs #doglovers #cachorrofeliz #dogsofinstagram #cachorrosfofos #cachorrosdoinstagram