Pastor Australiano

Pastor Australiano

Origem: Apesar do nome, Australian Shepherd, é uma raça estadunidense originalmente desenvolvida para pastorear gado. Seus ancestrais incluem Collie e Pastores, levados com ovinos por volta de 1840. Carinhosamente conhecido como Aussie, era considerado sagrado pelos Nativos Americanos, que o chamavam de “Olho Fantasma”.

Temperamento: Muito inteligente e trabalhador, disciplinado, independente, toma decisões por si. Ágil e energético é excelente atleta. Tem bom temperamento, é fiel aos tutores, companheiro da família, mas reservado com estranhos. Deve ser criado dentro de casa: deixado no quintal sozinho, cavará buracos e estragará coisas, por tédio e revolta. 

Aspecto: Porte médio, olhos amendoados, olhar vivo, orelhas mantidas altas, se recolhem “em rosa” quando em alerta. Pelo semi-longo, reto ou encaracolado, capa interna que varia conforme as estações. Pelo curto na cabeça e na parte inferior dos membros, onde forma um colar e um culote espesso. Pelagem em tom de preto, azul-melro, vermelho-melro, salpicados ou não com branco. Colar branco.

Cuidados: Passear sempre com coleira. Precisa de uma hora de exercícios estimulantes diários: corrida, frisbee, exercícios de obediência e agilidade. Tem hábito inato de mordiscar e perseguir que devem ser trabalhados em aulas de obediência, para não se tornar desagradável no convívio. Respondem bem com reforço positivo. Solta muito pelo durante todo o ano, aumentando na primavera, quando perde seu “casaco” invernal. Deve ser escovado semanalmente, aumentando a frequência na pior estação para evitar os nós.

WhatsApp chat