Origem: Também conhecido como Galgo Italiano, é o menor lebrel que existe. Seus ancestrais já existiam há mais de cinco mil anos no Egito. Foram trazidos pelos fenícios para a Europa. Começaram a diminuir de tamanho a partir do século XIX, depois que os criadores desejavam diferenciá-lo do Whippet, também pequeno.
Comportamento: Cachorro amigável, submisso, obediente e carinhoso. Adora pular, correr, escalar e saltar. Muito sensível: não levante a voz nem o exponha a situações estressantes. Ótimo para brincar com crianças pequenas. Precisa de um ambiente limpo, discreto, silencioso e muito tranquilo. Não deve ser deixado sozinho por longo período de tempo. Necessita da presença humana para se sentir seguro.
Aspecto: Corpo elegante, musculoso e compacto, cabeça e o focinho alongados. Orelhas pequenas e dobradas em ângulos retos. Cauda fina, afinando ainda mais na ponta. Pelo curto, brilhante e macio, podendo ser preto ou cinza.
Cuidados: Deve ser socializado quando filhotes para evitar a extrema timidez. Tende a sentir frio e deve ser protegido do frio e chuva. É fácil o cuidado com a higiene: um banho e aparo de unhas uma vez ao mês o mantém limpo. Propenso à formação de tártaros, necessária escovação dos dentes uma ou duas vezes por semana, com pasta especial para cães.
Saúde: Tem alguns problemas congênitos. Uma das maiores preocupações é com a tireóide e os membros durante o período de crescimento.