Persa

Persa

Origem: Por volta do século XVII: um viajante italiano teve contato com o Persa no Oriente Médio e os primeiros exemplares chegaram à Inglaterra em torno de 1800. Na Inglaterra, ganhou as características que conhecemos hoje, numa junção do Persa vindo da Turquia com os criados na Itália, que tinham sua origem na Pérsia.

Comportamento: Caráter tranquilo e sociável. Quieto, prefere se expressar com o olhar, gosta de atenção e de brincadeiras. Pode ser bastante seletivo no seu afeto na família e nem sempre escolhe o dono para se afeiçoar. Com gosto pelo trato delicado, pode aceitar carinhos de crianças, mas raramente entrará numa brincadeira muito agitada com ela. Não é independente, necessita estar perto dos humanos. Passando o dia sozinho, preferirá a companhia de outro animal de estimação. Inteligente, espera ser entendido pelo olhar. Gosta de atividades no chão e dificilmente escala os moveis para explorar locais mais altos.

Aspecto: É de tamanho médio para grande, corpo musculoso. Cabeça arredondada e grande, orelhas pequenas de pontas arredondadas com interior peludo, focinho curto e largo com nariz igual e muitas vezes arrebitado, olhos redondos, grandes e abertos de expressão doce. A cor dos olhos é intensa e fortemente relacionada com a cor da pelagem. Pelagem longa, densa e sedosa. Apresenta mais de vinte variações de cor e padrão. Membros curtos, corpo de constituição maciça. Pés com pelos longos entre os dedos.

Cuidados específicos: A escovação deve ser diária, para evitar problemas de higiene e saúde, e a tosa é indicada. O pelo facilmente emaranha e deve ser penteado delicadamente assim que o problema for notado, pois pode se machucar ao tentar removê-lo sozinho.

WhatsApp chat