Porque gatos não gostam de carinho na barriga

Porque gatos não gostam de carinho na barriga

Os gatos são animais que podem ser amáveis e carinhosos com os seus donos – eles só têm seu jeito próprio de demonstrar isso. Diferente dos cachorros, os felinos são mais reservados e menos expansivos nessas demonstrações de afeto, mas na hora de receber carinho, eles gostam e até procuram por isso. Não são todos os lugares do corpo dele que são indicados para as carícias. Alguns tutores podem até achar que o gato gosta de carinho na barriga, mas essa é a região mais contraindicada para isso. 

Se você fez carinho na barriga do gato e ele te arranhou e mordeu em seguida, não se preocupe. Isso não quer dizer que ele não te ama mais ou esteja chateado com você. Na verdade, a maioria dos gatos não gostam de carinho na barriga, e é justamente por isso que eles reagem dessa forma. Isso acontece por estarem localizados, na região do tórax e da barriga, seus órgãos vitais, e geralmente os gatos evitam expor essa região ao máximo.

Quando se sentem seguros e confortáveis em casa, eles podem até deitar de barriga para cima, deixando essa parte do corpo totalmente vulnerável e desprotegida. No entanto, isso não é um convite para carinho, na maioria das vezes. Pode até ter um gato ou outro que gosta de ter a barriga acariciada, mas geralmente são exceções. Antes de tocar lá, observe como o animal se comporta. Se ele não se sentir incomodado, é porque está gostando; mas caso perceba que ele não gostou, é importante parar imediatamente para não deixá-lo irritado ou estressado com a situação.

Os felinos gostam muito de receber carícias nas costas e na cabeça, mais especificamente entre as orelhas, perto dos olhos e no queixo.. Para um momento proveitoso, o tutor deve fazer carinho no gato sempre com movimentos leves e delicados, sem muita pressão e no sentido do crescimento dos pelos do animal.

É importante lembrar que o gato nem sempre está disposto a receber carícias. e para ter uma boa convivência com ele é preciso respeitá-lo. A melhor forma de saber o melhor momento para fazer carinho nele é observando sua linguagem corporal: se ele quiser carinho, provavelmente vai começar a passear entre as suas pernas, ronronar ou chamar sua atenção de alguma forma. O “amassar pãozinho” no colo também costuma ser um convite para isso.

#instagato #gato #gatos #cat #cats #catsofinstagram #gatosdeinstagram #instacat #catlover #pet #gators #pets #gatosdoinstagram #amogatos #blackcat #catlovers #gatosinstagram #felinos #felino #instacats #lovecats

WhatsApp chat