Manter a frequência de passeios no dia a dia é necessária para todas as raças de cachorro. Além dos benefícios que a socialização desses momentos, a atividade pode ser suficiente para o gasto de energia diário, dependendo do cachorro. Raças mais preguiçosas, que só se movimentam para manter a saúde, não precisam de muito tempo para isso, mas, para equilibrar, existem raças que têm energia de sobra. Visando a saúde e buscando evitar que ele desconte essa disposição acumulada na casa, eis as raças que precisam de muitos exercícios para ficar bem no dia a dia.
Pitbull: ele pode ser perigoso, dependendo da forma como é criado. Além da socialização e adestramento positivo, sem qualquer violência, a fama de bravo não existe. Exercícios físicos diários canalizam o excesso de energia para não ficar agressivo e ajudam a desenvolver sua força física.
Golden Retriever: a disposição e pique são suas características principais dele, que também é muito dócil e amável. Além dos altos níveis de energia, ele ama praticar esportes, principalmente os que envolvem água. Investir nessa área da vida do animal é unir o útil ao agradável: você evita o acúmulo de tédio e ainda o deixa feliz.
Border Collie: considerado o cachorro mais inteligente do mundo, não vai te dar o menor trabalho no treinamento, mas pode ficar arredio e estranhar pessoas desconhecidas se não tiver para onde direcionar a energia. Além de brincadeiras que exercitam seu cérebro com frequência, ele também precisa de atividades físicas de alta intensidade: aproveite para se movimentar junto com ele.
Pastor Alemão: dois lugares abaixo do Border Collie na escala de inteligência, ele é o pacote completo em um animal: apegado ao dono, defensor, carinhoso, amigo e um ótimo cão de companhia. Como foi desenvolvido para o pastoreio de ovelhas, as atividades físicas fazem parte do DNA do Pastor Alemão: ele precisa se movimentar para manter a saúde em dia.
Labrador: um dos mais inteligentes e dóceis, é brincalhão, carinhoso e amigo incrível. Os altos níveis de energia que ele tem podem fazer com que tenha dificuldade de ficar quieto: ele precisa gastar essa energia. Além disso, por ser um animal de porte grande, tem a probabilidade de desenvolver doenças como a displasia coxofemoral. Uma vida atlética e não sedentária ajuda evitar essa e outras condições, como a obesidade.
Jack Russell Terrier: tem muita energia para um corpinho pequeno. Perfeito para casas com crianças ou para famílias que são agitadas, é um pequenininho que vale por um furacão quando desperto. Leal e companheiro, não gosta de ficar sozinho e provavelmente vai ser sua sombra sempre que conseguir, mas precisa de atividades para dar uma “canseira” de vez em quando e, se não for assim, pode ser que seus móveis sofram as represálias.
Pastor Australiano: foi desenvolvido como raça de pastoreio e, por isso, tem a energia e a vitalidade como atributos básicos. Atlético e vigoroso, dificilmente demonstra cansaço físico e não para. Tudo isso é fruto dos altos níveis de energia no corpo do animal de porte grande. Depois de domesticado, se essa disposição não for canalizada, ele pode ficar dominante demais e tentar “pastorear” as pessoas da casa. Corridas e caminhadas frequentes resolvem o problema.
Cachorro sem raça definida: como o histórico genético é desconhecido, é imprevisível saber seu nível de energia. Ofereça opções de gasto de energia: mantenha a frequência de caminhadas diárias até descobrir se são suficientes ou se precisam ser complementadas ou substituídas por atividades mais pesadas. Com o tempo, você e seu SRD conseguem entrar em sintonia.
#doglife #cachorro #dog #cachorros #cachorroétudodebom #cachorroetudodebom #instadog #pet #amocachorro #dogs #doglovers #cachorrofeliz #dogsofinstagram #cachorrosfofos #cachorrosdoinstagram