Ragdoll

Ragdoll

Origem: Em 1960, na Califórnia, Ann Baker teve os primeiros, ao cruzar de sua gata Angorá com um macho Sagrado da Birmânia. Os gatinhos eram dóceis e de tamanho grande. A raça foi reconhecida na década de 70. Apesar de nos anos que se seguiram o gato chegar a diversos países da Europa, a raça é pouco comum fora do seu país de origem. E é uma das mais populares de pelo longo.

Comportamento: O Ragdoll é um excelente animal doméstico. Caráter sociável e tolerante, convive bem com cães e outros gatos. Se mia, só emite uma voz muito fraca. Dócil e, ao pegá-lo no colo, ele relaxa completamente, vindo daí o apelido “boneca de pano” (tradução do inglês). 

Não gosta de ambiente agitado e barulhento, não suporta ficar sozinho e muito devotado ao dono. Gosta de brincar e adora água e pode até tentar acompanhar o dono no banho. Não deve ficar ao ar livre sem supervisão, pois o temperamento gentil pode colocá-lo em perigo.

Aspecto: Grande e sólido, de aspecto forte, bem balanceado. Olhos ovais, sutilmente oblíquos e grandes, podendo ter distintas tonalidades de azul intenso. Pelos semi longos, sedosos e macios, apresentando quatro cores clássicas: seal, azul, chocolate, vermelho, creme e lilás. Só apresenta sua cor de maneira completa após os dois anos e sua pelagem costuma a escurecer com a idade, sendo comum filhotes completamente brancos. Cauda grande e grossa, afinando na ponta. Patas grandes, de formato redondo e apresentando tufos de pelo entre os dedos. O crescimento é lento e costuma atingir o tamanho adulto apenas com quatro anos.

Cuidados específicos: Não necessita de atenção meticulosa: escovação uma ou duas vezes na semana para eliminar pelos mortos e evitar que o pelo forme nós, mantendo a aparência sedosa. O pelo tende a cair mais durante a primavera e o outono, em pequena quantidade, pois não tem subpelo. A tosa pode ser indicada, apesar de ser um procedimento raro. É robusto e saudável. Devido ao tamanho de pelagem, pode apresentar casos de bolas de pelo no aparato digestivo, facilmente tratáveis.

WhatsApp chat