Tutores de animais de estimação procuram cada vez mais terapias menos agressivas para tratarem dos seus pets. Essas terapias, chamadas de complementares, costumam ser usadas para cuidar de problemas como estresse, hiperatividade, ansiedade, depressão, dores musculares e articulares, dentre outros.
Vamos conhecer o Reiki:
A tradução mais utilizada da palavra Reiki, no ocidente, é Energia Vital Universal (Rei: universo, Ki: energia vital), podendo ser, também entendida, como energia universal conduzida pela energia vital.
O Reiki é transmitido ao paciente, principalmente, pelas mãos, sopros, batidas do aplicador, podendo ser também transmitida através dos olhos, e tem como finalidade o restabelecimento do equilíbrio físico, mental e emocional através do equilíbrio do sistema energético do corpo, agindo diretamente na causa e disfunção que gerou a doença ou desequilíbrio.
O Reiki é originalmente uma técnica criada para humanos e precisa ser adaptada aos animais, pois eles reagem de forma diferente. Quando fazemos Reiki em animais, precisamos, acima de tudo, respeitar a vontade deles, ou seja, por quanto tempo e de que forma realizaremos. Alguns preferem a distância, outros preferem contato, outros preferem ficar andando, mas nunca é uma regra, pois o mesmo animal pode mudar a forma como ele quer o Reiki na outra semana.
Dentre as indicações da Terapia Reiki estão:
- Melhorar os distúrbios comportamentais;
- Reduzir o estresse;
- Cessar ou aliviar a dor;
- Acelerar o processo cicatricial;
- Melhora do sistema imunológico e endocrinológico;
- Diminuição de efeitos colaterais de quimioterapia e outras drogas;
- Prevenção de doenças e disfunções físicas, emocionais e mentais.