As garras são fundamentais para o gato: além de serem parte da anatomia das patas, são fundamentais no equilíbrio e mobilidade dele. Pular e escalar lugares altos se deve à presença delas. Formadas por acúmulo de queratina, são retráteis e ficam escondidas, surgindo apenas quando há estímulo, como na defesa em situações de perigo.
O instinto natural traz hábitos e comportamentos peculiares, como arranhar diversas superfícies, para demarcar território, já que as glândulas das patas deixam odor característico nos locais arranhados.
Outra razão que pode fazê-lo utilizar as unhas é o tédio. Por ter personalidade aventureira, não ter atividades em sua rotina pode fazê-lo procurar formas de se entreter. O ideal é disponibilizar um ambiente com brinquedos, lugares para escalar e se esconder.
As unhas crescem constantemente e podem trazer incômodo e riscos: garras compridas atrapalham a mobilidade por ficarem mais curvadas. A unha cresce em camadas e é necessário ser aparada para retirar a parte antiga e abrir espaço para crescer. O ideal é cortar a cada duas semanas.
É importante acostumá-lo desde filhote, segurando uma das patas, pressione levemente as almofadas da pata para fazer a unha aparecer. Atente ao corte, que deve ser em ângulo de 45º, prestando atenção no tecido rosado interno para que não seja atingido pelo cortador.
#instagato #gato #gatos #cat #cats #catsofinstagram #gatosdeinstagram #instacat #catlover #pet #gators #pets #gatosdoinstagram #amogatos #blackcat #catlovers #gatosinstagram #felinos #felino #instacats #lovecats
@gatoperaltaoficial @euamogatoss @felinosmimados @focanogato @babadegato_oficial @mundo_de_gato