Veadeiro Pampeano

Veadeiro Pampeano

Origem

É originária do Brasil, mas possui também origem em dois países vizinhos: Argentina e Uruguai. Conhecido como veadeiro, cerveiro ou bianchini (“alvo, branco, ou claro”), esta presente desde o inicio do século XIX e os proprietários vêm mantendo as características inalteradas.

A origem do veadeiro não é conclusiva, mas há duas hipóteses. A primeira é que descenda de cães primitivos, como os podengos ou ibicencos trazidos a América do Sul na época em que Brasil e Uruguai eram colônias portuguesas. A segunda é que seria nativo da América do Sul, apoiada por ser encontrado em várias regiões do Brasil, em especial nas regiões sul e centro-oeste, e também nas regiões norte da Argentina e norte do Uruguai e na região dos pampas dos três países.

Comportamento

Não se intimida com obstáculos. Excelente farejador. Possui comportamento grupal tranquilo. Excelente para companhia por ser bastante dócil e amistoso com crianças, e muito apegado ao tutor. Dificilmente atacaria um invasor, mas é excelente no alarme: sempre late alertando sobre a presença de estranhos. Inteligente e ágil.

Aparência

Porte médio, longilíneo, boa musculatura denotando força e rusticidade, esbelto, sem parecer muito magro, possui físico propício à velocidade. Cauda portada baixa, orelhas pontiagudas, dobradas para trás e eretas quando em alerta, olhos esverdeados ou cor avelã em várias tonalidades. Pelagem simples, com pelo curto, reto, denso e áspero, sem subpelo, por isso não possui odor.

Cuidados

Unhas devem ser aparadas regularmente e banhos devem sedados quando necessário.

#doglife #cachorro #dog #cachorros #cachorroétudodebom #cachorroetudodebom #instadog #pet #amocachorro #dogs #doglovers #cachorrofeliz #dogsofinstagram #cachorrosfofos #cachorrosdoinstagram

WhatsApp chat