Cuidados especiais para viajar de avião com o cachorro
Seja na cabine ou no porão, o animal ficará um bom tempo preso dentro da caixa de transporte. Se ele não está acostumado com isso, faça com que o animal vá se acostumando a entrar na caixinha, coloque brinquedos ou petiscos lá dentro. Comece a fazer com que ele, aos poucos, realize alguma refeição dentro do kennel. Quando ele já estiver mais habituado, feche a porta por um curto período e vá aumentando com o tempo, sempre atento para ver se o cãozinho está calmo, se ele estiver agitado você estará criando uma reação contrária à necessária.
Dê uma alimentação leve no dia do voo de duas a três horas antes do embarque. Deixe-o bem hidratado, dê água até mesmo minutos antes de vocês entrarem no avião. Dê uma voltinha com ele antes, para que faça xixi, cheire a rua e estique as patinhas. Não prenda ou despache muito antes do necessário. Quanto menos tempo ele ficar preso, melhor. Por mais que ele esteja calmo e seja uma viagem tranquila, não deixa de ser uma experiência estressante, por ser muito diferente das atividades com a qual seu bichinho está acostumado.
Quanto à sedação, muito se ouve dizer que você tem que sedar o animal antes de uma viagem de avião, às veze até completamente. Calmantes ou similares, ainda mais desconhecidos pelo organismo do cachorro ou gato, podem acarretar efeitos colaterais até mesmo letais durante uma viagem de avião. Se achar que ficará muito agitado ou estressado, converse com o médico veterinário bem antes do dia da viagem para que ele indicar a melhor solução e fazer os exames ou testes necessários, tudo para garantir a saúde e o conforto do bichinho.