Os gatos, são mestres na arte de dissimular os sinais de dor. Por essa peculiaridade, é difícil perceber quando os felinos estão sofrendo.
Quando um gato sente algum desconforto, a sua rotina de higiene é afetada. Gatos são meticulosos com a sua higiene, portanto se o seu gato costumava passar um certo tempo se limpando e ultimamente anda meio descuidado neste aspeto, pode ser um sinal de mal-estar. O pelo fica pouco lustroso, eriçado, e até um pouco áspero.
Afiar as unhas e esfregar as mandíbulas, são hábitos de marcação de território e podem estar afetados ou suprimidos, caso o gato sinta alguma dor.
Os gatos e cachorros têm uma membrana esbranquiçada que podemos chamar de “terceira pálpebra, conhecida como membrana nictitante. Em condições normais não a vemos, mas quando o gato se encontra apático, dolorido ou febril, podemos vê-la nos felinos quando os olhos estão abertos.
A dor também pode estar relacionada com alterações na boca, o gato se interessa pela comida, mas não consegue degluti-la. Isso provoca a saída constante de saliva, chamada de sialorréia e a ida constante ao comedouro, embora não se alimente corretamente.
A dor também pode estar relacionadas a problemas articulares, como a artrose, por exemplo. Os gatos relutam em se mover, tem dificuldade em usar a caixa de areia, fazendo as necessidades fora dela e ficam mais tempo descansando.
Normalmente, eles passam entre 14 a 16 horas diárias descansando, mas se o fazem em momentos que não faziam antes pode tratar-se de um sinal de dor.
Sinais de agressividade também podem sugerir dor. Animais dóceis e carinhosos tendem a mudar o comportamento tornando-se arriscos.
Se o gato mia com mais frequência que o normal e sem motivo aparente, poderá ser um alerta de que alguma coisa está acontecendo. Geralmente este é mais um sinal de dor emocional, mas em algumas ocasiões pode estar relacionado com a dor física.
Adotar posturas antiálgicas (posições que diminuem a dor) também sugerem dor. Ficam curvados ou esticados ( como que se estivesse se alongando).
Estes sinais fáceis de observar, podem nos ajudar a identificar os sinais de dor num gato.
Mas cada gato é um mundo, e do mesmo modo que não há humanos iguais, os felinos podem manifestar dores de diversas formas, essas são algumas delas.
Com esses sinais, leve seu animal para uma avaliação com o veterinário, ele poderá definir quais exames fazer e descobrir a causa da dor do seu animal!